"Adote um Livro e Transforme-se" chega à 3ª edição



Divulgação

Em sua 3ª edição, a campanha “Adote um livro e Transforme-se”- criada e idealizada pela bibliotecária Grazielli de Moraes Silva, 25 anos, visando à doação de livros novos e usados às diversas comunidades de São Paulo – conseguiu doar cerca de 500 livros à comunidade de Itaquera no dia 27 de Setembro de 2014, com auxílio da Subprefeitura de Itaquera que viabilizou não só a realização da ação, bem como ofereceu todo apoio logístico para a realização da ação. Além disso, a ação contou com a apresentação do grupo Canjinha Solidária (artistas de rua, que através da música arrecadam verba para repassar a crianças com doenças e síndromes raras) e do autor Paulo Siqueira (autor brasileiro – Livro As histórias do Papai).

Realizada mensalmente, a campanha tem como objetivo estimular a leitura e, possibilitar aos que “adotam um livro” a transformação através daquilo que lê, a ordem é mobilizar, ler e passar adiante, sempre.
As edições anteriores foram realizadas por duas vezes atendendo abrigos em locais caracterizados por vulnerabilidade social – 1ª Edição – São Mateus/ 2ª Edição – Vila Guilhermina.
Hoje, em sua 3º Edição, a ação conta com um site onde o participante poderá registrar sua leitura através de um código colocado no livro, e ainda, informar o trajeto que o livro está percorrendo.
Além disso, o participante pode registrar em vídeo ou escrita no local da ação o que acha da leitura, qual o motivo de ter escolhido tal obra, e também, deixar suas impressões sobre o livro e a iniciativa.
A Campanha não conta com apoio financeiro e nem de empresa particulares para manter-se. É uma iniciativa individual sem fins lucrativos da jovem Grazielli para promover a mobilização cultural e transformação através de leitura.

SOBRE A IDEALIZADORA DO PROJETO

Sabe quando a gente se depara com uma jovem cheia de atitude, personalidade, inteligência e... Bondade? Os sentimentos que pessoas desse naipe inspiram são os melhores possíveis. A sensação é de que há vida além da sobrevivência urbana. Respiramos melhor porque vemos sonhos tornando-se realidade. Essas são as sensações despertadas em quem acompanha as ações da bibliotecária Grazielli de Moraes Silva, 25 anos, recentemente formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e moradora da zona leste, na capital paulista.
O dia a dia da jovem é repleto de projetos, conexões e realizações, a maior parte delas inicia-se nas redes sociais e em pouco tempo a concretização é plena. Assim aconteceu com a instalação de uma biblioteca em um abrigo para menores no bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Ela propôs, a diretoria aceitou e ela viabilizou a implantação. Pesquisou o público-alvo, buscou doações, higienizou livros, catalogou, promoveu reuniões e efetivou o projeto. A segunda unidade irá beneficiar o abrigo Mais, na Vila Guilhermina, também na Zona Leste da Capital, que será inaugurada em Dezembro ainda desse ano.



Nenhum comentário: