E-readers - Os 10 melhores aplicativos para ler livros no tablet ou no smartphone

Por Douglas Ciriaco.
Os dispositivos portáteis mudaram a nossa forma de interagir com o mundo. Seja na agilidade com que informações são espalhadas ou na facilidade de se compartilhar fotos e vídeos pela rede. Mas as mudanças vão muito além disso, esbarrando inclusive na forma de consumir informação. Muita gente utiliza dispositivos exclusivos para a leitura de livros digitais, os chamados e-readers, ou então empregam tablets e smartphones para o mesmo fim.
As principais lojas de aplicativos vendem livro, garantindo acesso rápido e prático a uma livraria virtual repleta de títulos. Há ainda lojas especializadas em livros com promoções variadas para quem é adepto dos meios digitais de leitura. Nesta lista, separamos alguns dos principais aplicativos do gênero disponíveis atualmente.

1. Aldiko
1. Aldiko

Um clássico do Android, o Aldiko ainda não chegou a outras plataformas mobile, mas é uma excelente opção para quem tem um tablet ou smartphone com o sistema do Google. Ele apresenta suporte para arquivos de diferentes formatos, incluindo ePUB, PDF (inclusive com proteção DRM da Adobe).
O Aldiko também funciona como um ótimo gerenciador de biblioteca, organizando seus livros de forma inteligente e automática. Ele tem contato com algumas livrarias (nenhuma em português, infelizmente) e permite emprestar livros. O sistema de leitura apresenta recursos avançados como marca-texto, dicionário, busca, compartilhamento e anotações. Você ainda pode configurar alguns recursos técnicos, como contraste e brilho da tela, garantindo assim uma experiência avançada e completamente personalizada na hora de ler seus e-books.
Download: Android

2. Amazon Kindle
2. Amazon Kindle

Se falamos em livros digitais, não há como deixar de fora a Amazon. Uma das principais vendedoras de e-books do mundo, a companhia tem um e-reader próprio, o Kindle, e o aplicativo Amazon Kindle oferece acesso a todos os benefícios do gadget em qualquer outro aparelho. Isso significa que você pode levar os e-books adquiridos na loja para qualquer aparelho
Além disso, o app permite criar coleções de leitura e pesquisar os conteúdos lidos em dicionários e outros sites da web, como Wikipédia e Google. A personalização também garante uma ótima experiência de uso, pois é possível ajudar o tamanho do texto, controlar o brilho e o contraste da tela e até mesmo selecionar a cor do plano de fundo.
Download: Android | iOS | Windows Phone

3. Ebook Reader
3. Ebook Reader

Outra loja bastante conhecida em várias partes do mundo, a Ebooks.com conta com um aplicativo próprio para você gerenciar os produtos que adquire em seu site. O Ebook Reader oferece uma série de funcionalidades e lê não somente os arquivos comprados nesta loja, mas também aqueles no formato ePUB. Ou seja, você pode usar o Ebook Reader como um gerenciador de sua biblioteca, pois ele faz isso automaticamente — e é possível editar manualmente as tags de cada livro.. Você pode criar coleções de leitura, ajustar o aplicativo para leituras noturnas e fazer backup online de toda a sua biblioteca.
Dentro do aplicativo também há alguns recursos especiais, como função marca-texto, personalização da leitura (tamanho e estilo da fonte, cor do plano de fundo), sistema de busca e recurso para compartilhamento rápido.
Download: Android | iOS | Windows Phone

4. Google Play Livros
4. Google Play Livros

O Google expande seus negócios em várias direções. Logo, era óbvio que cedo ou tarde a empresa entraria no ramo dos livros digitais. O Google Play Livros é a loja de e-books da companhia e conta com milhares de títulos, entre pagos e gratuitos, e em vários idiomas diferentes, inclusive em português brasileiro.
Além dos livros adquiridos na loja, ele suporta arquivos PDF e ePUB, então você pode usar o app para ler itens comprados de outros serviços ou baixados da web. Ele organiza sua biblioteca de forma inteligente e apresenta inúmeros efeitos para incrementar a sua experiência de leitura.
O aplicativo do Google não para por aí e vem ainda com um excelente sistema de navegação. Recursos extras, como função marca-texto com várias cores diferentes, recursos para pesquisa, tradução e anotações, índice inteligente e busca interna completam o pacote.
Download: Android | iOS

5. iBooks
5. iBooks

O iBooks é o leitor de livros digitais oficial da Apple. Ele tem acesso direto à loja de livros da iBooks Store, que conta com milhões de títulos em vários idiomas. Além disso, como lê ePUB e PDF, este aplicativo pode ser o seu leitor padrão sem nenhum problema.
Com o apelo visual tradicional dos softwares da companhia fundada por Steve Jobs, o iBooks oferece sete fontes diferentes para você personalizar sua experiência. São três opções de cor para plano de fundo, integração com redes sociais, função marca-texto são outros de seus recursos. É possível ainda controlar o brilho da tela para deixá-la ambientada a qualquer tipo de iluminação. Você também pode sincronizar toda a sua biblioteca para tê-la disponível em qualquer gadget.
Download: iOS

6. Kobo Reader
6. Kobo Reader

Criado pela canadense Kobo Inc, o Kobo é também um dos principais e-readers do mundo. Além do gadget, a companhia conta com um aplicativo que pode ser instalado nas principais plataformas móveis da atualidade, oferecendo acesso rápido a uma extensa biblioteca.
No Brasil, a Kobo tem parceria com a Livraria Cultura, então você pode comprar livros já no formato digital ou então usar o aplicativo para ler itens em outros formatos, como ePUB e PDF. O app oferece uma experiência personalizada e também serve para a leitura de revistas e histórias em quadrinhos. Nele, você escolhe tipo e tamanho da fonte, pode compartilhar trechos de sua leitura nas redes sociais, pesquisar no Google ou procurar pela definição ou tradução de algo em um  dicionário.
Download: Android | iOS | Windows Phone

7. Marvin
7. Marvin

Diferente da maioria dos leitores digitais incluídos nesta lista, o Marvin não é o aplicativo de nenhuma loja em específico. Assim, ele funciona como leitor e organizador da sua biblioteca de forma avançada, contando com uma versão gratuita e outra paga (esta, obviamente, com alguns recursos extras).
Com suporte para PDF (sem limitações DRM) e ePUB, ele trabalha com os principais formatos e garante a possibilidade de selecionar tamanho e tipo da fonte, cor do plano de fundo e controlar o brilho da tela. Permite ainda buscar por itens dentro do livro e definir alguns gestos para acionar determinados recursos, garantindo mais precisão na hora de ler. Sistema de anotações, função marca-texto e compartilhamento são outros extras nesta ferramenta.

8. Moon + Reader
8. Moon + Reader

Leitor de e-books completo, o Moon + Reader também não está vinculado a nenhuma loja e suporta uma gama variada de formatos. Você pode ler arquivos em TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI, UMD, FB2, CHM, CBR, CBZ, RAR, ZIP e OPDS. De documentos básicos até histórias em quadrinho, o app contempla quase tudo.
Você também pode definir espaçamento, tipo e tamanho da fonte, forma de exibição (negrito, itálico ou sombreado), escolher cor de texto e de plano de fundo, recurso especial para leituras longas, organização de sua biblioteca com base em diversos critérios, função marca-texto, anotações, dicionário (online e offline), tradução, compartilhamento rápido e muito mais.
Além disso, este app oferece mais de 10 temas visuais para você. Na versão paga, você não tem propagandas na tela e pode acessar alguns recursos aprimorados.

9. Saraiva Digital Reader
9. Saraiva Digital Reader

A livraria e editora Saraiva, uma das maiores do ramo no Brasil, também conta com um leitor digital físico, o Lev. A companhia oferece um aplicativo exclusivo para adquirir e-books na loja, o Saraiva Digital Reader, com mais de 12 mil títulos em português e mais de 200 obras gratuitas. Para comprar livros, você pode usar tanto o aplicativo quanto o site da Saraiva.
Ele não apresenta tantos recursos quanto os demais nomes desta lista, mas garante funções básicas como marca-texto, marcador de página e suporte para anotações enquanto você lê. A personalização também é um destaque e você pode mudar cor do fundo, controlar o brilho e ainda escolher a fonte do texto.
Download: Android | iOS

10. Wattpad eBook Reader
10. Wattpad eBook Reader

A última dica é o Wattpad, um leitor com foco na distribuição gratuita de livros. Ele conta com um vasto público que fomenta uma comunidade bastante produtiva, com mais de 10 milhões de obras oferecidas gratuitamente a qualquer usuário. Além de “pessoas comuns”, é possível encontrar aqui autores consagrados, como Paulo Coelho e Margaret Atwood.
Este app é indicado para os fãs de literatura que desejam receber novidades sobre alguma obra no instante em que ela é publicada. Além disso, ele tem apelo especial entre quem busca por novidades do mundo literário, recebendo dicas de leituras a todo instante.
O leitor em si é bem interessante, com recursos para marcação de texto, compartilhamento de conteúdo e atenção especial à função para descoberta de novas obras. E você pode publicar seu próprio livro sem pagar nada por isso.
Download: Android | iOS

Nenhum comentário: