A importância da leitura para o entendimento e a escrita do dia-a-dia



A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro.

n3

A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Dessa forma tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.

O IPP, comprometido em atender às inúmeras solicitações das empresas em que os jovens aprendizes prestam serviço, no tocante as dificuldades de leitura e escrita e a apresentação de um grande número de erros gramaticais na linguagem oral dos jovens, através do Projeto Leitura, promove diariamente em sala de aula o desenvolvimento das competências leitora e escritora do jovem aprendiz do PAP - Programa de Aprendizagem Profissional, buscando a formação de leitores competentes e com domínio da língua falada e escrita através do reforço ortográfico e da correção gramatical, seguindo o seguinte processo:

- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão do texto escrito;
- Escrever e falar a língua portuguesa com correção e clareza;
- Refletir sobre os vícios de linguagem;
- Sensibilizar para a criação de hábitos de leitura, formando futuros leitores;
- Compor e alimentar o acervo bibliográfico;
- Convidar as editoras para palestras e divulgação de títulos de sua publicação;
- Dinamizar a sala de leitura do IPP.


Nenhum comentário: