Desempregado, professor de história dá aulas em ônibus



Um professor começou a fazer sucesso na internet depois que uma passageira divulgou um relato sobre a experiência que teve ao receber sua aula de história, realizada dentro de um ônibus em Belém, no Pará. O rapaz, Eduardo Veras, possui até canal no YouTube com os registros de algumas das aulas divulgadas desde março de 2016.
No relato, a mulher, identificada como Alexandra Abdon, fala que o professor está desempregado e compartilha com os passageiros seu sonho de fazer mestrado e ensinar em universidades. Eduardo distribui resumos para que os passageiros possam acompanhar as aulas, recolhidos ao final, com qualquer contribuição, caso alguém queira ajudá-lo.

                           


“Eu acredito que a Educação pode salvar o nosso País. E é por isso que quando vejo esse tipo de coisa, não consigo fazer vista grossa. O Professor Eduardo Veras é mais um desempregado, mais um sem oportunidade, mais um que poderia optar em nos assaltar no coletivo, ao invés de nos dar aula. Mas ele preferiu fazer o que melhor sabe: ENSINAR. E de uma forma maravilhosamente didática”, disse Alexandra em seu Facebook, em postagem que começou a ser compartilhada por internautas de todo o Brasil em menos de 24 horas.
Eduardo mantém um canal no YouTube, com poucas postagens. Entre as metas estabelecidas por ele, está a de chegar a 1 milhão de visualizações um dia.

Acompanhe o post:

-
Estava eu em mais um dia normal em minha vida, saindo do estágio e indo de busão para casa almoçar. Não esperava que nada me surpreendesse, até entrar um rapaz dentro do ônibus, com uma mochila nas costas.

Logo pensei: é apenas mais um do Vasos de Honra, ou um vendedor chato que pede "um minutinho da nossa atenção" gritando. É mais um que por falta de opção, optou por ganhar seu dinheirinho no fim do dia vendendo crokíssimos, jujubas, pipocas, pastilhas ice kiss e mentos. Mas não era.
Era um rapaz branco, de estatura mediana, loiro dos olhos azuis, aparentava ter uns 27-30 anos. Porém esse não era o mais importante. As surpresas começaram quando ele distribuiu um certo papel para todos os passageiros (inclusive eu).
Não era um pedido de ajuda para arrecadar dinheiro ou doações. Era um papel ilustrativo sobre o Descobrimento da América, o Tratado de Tordesilhas... ERA ASSUNTO DE HISTÓRIA. Isso mesmo, HISTÓRIA.
Foi então que ele se colocou à frente do coletivo para apresentar o seu trabalho, e disse com as seguintes textuais: "Meu trabalho é dar aula de História dentro do coletivo. A história que pode te ajudar no Enem, a história que pode te ajudar no Concurso Público, que pode te ajudar na leitura de um livro (...)" ele também disse que o papel ilustrativo não estava à venda, pois era apenas para acompanhar a aula. E quem, no final, pudesse ajudar com qualquer valor simbólico, ficaria muito agradecido.
Então começou a aula.
Confesso que há anos fazendo Faculdade de Direito, fazia muito tempo que eu não ouvia mais falar em Cristóvão Colombo, aquele grande Navegador e Explorador que queria chegar nas Índias e por engano descobriu a América. Ele também ao entrar nos coletivos, fala sobre o Feudalismo.
Fiquei impressionada e ao mesmo tempo muito feliz, por isso não hesitei em dar minha contribuição. E antes de que terminasse a "aula", já havia separado o meu trocadinho.
Ao final, o rapaz então se apresentou. Chama-se Eduardo Veras, e ele é PROFESSOR DE HISTÓRIA. Isso mesmo, PROFESSOR. Um professor cheio de sonhos. Ele disse que o seu maior sonho era fazer o Mestrado e ser Professor Universitário. Disse também que possui vídeos no YouTube, e seu objetivo era chegar a um milhão de visualizações. E no final, deixou a seguinte frase: "Hoje a lagarta que rasteja no chão, amanhã é a borboleta que voa no céu. Acredito em meus sonhos e objetivos, e sei que um dia chegarei lá!"
Eu precisava compartilhar isso com vocês, pois achei simplesmente sensacional!!! Eu acredito que a Educação pode salvar o nosso País. E é por isso que quando vejo esse tipo de coisa, não consigo fazer vista grossa. O Professor Eduardo Veras é mais um desempregado, mais um sem oportunidade, mais um que poderia optar em nos assaltar no coletivo, ao invés de nos dar aula. Mas ele preferiu fazer o que melhor sabe: ENSINAR. E de uma forma maravilhosamente didática.
Conheçam o Professor Eduardo Veras:

Vamos aumentar as visualizações dos vídeos dele no YouTube? Se puderem, se inscrevam no canal também:
A Educação é o melhor caminho. 
OBRIGADA PELA AULA, PROFESSOR!

Belém/PA, em 25 de agosto de 2016.


Nenhum comentário: