Sucesso na internet, blogueiro tem livro adotado por escola em Goiás


O jovem Rafael Magalhães, de 29 anos, autor de um blog de crônicas e de dois livros que reúnem os textos publicados na internet, teve uma de suas obras adotadas por uma escola de Goiânia. Formado em educação física, Rafael abandonou a profissão para dedicar-se exclusivamente ao livro, ao blog e à sua página no Instagram, que reúne quase 1 milhão de seguidores. Ele conversou com o G1 sobre o trabalho (veja o vídeo neste link).


Segundo o blogueiro, escrever sempre foi um hobby, e ele diz que se sente orgulhoso em poder viver do que antes era um passatempo. “Estou vivendo um sonho, através das palavras que começaram de forma inocente e despretensiosa, virei um escritor e estou curtindo muito este momento”, afirmou o blogueiro.

Rafael é autor do blog Precisava Escrever, que reúne textos sobre encontros e desencontros de amor, amizade, perdas e situações do cotidiano. Ele afirma que quando criou o site, em 2010, não tinha a intenção de tornar os registros públicos. “Eu escrevia para mim, como um diário para vencer a timidez e colocar no papel aquilo que eu estava sentindo, minhas percepções sobre fatos que aconteceram na minha vida”, contou.

O jovem escritor conta que sempre fugiu do que era tradicional. Quando passou no vestibular, foi aprovado em direito e em educação física, mas escolheu a segunda opção.

Rafael afirma ainda que sempre teve o apoio dos pais, mas que houve surpresa quando ele comunicou que ia se dedicar ao trabalho do blog.

“Meu irmão é médico. Eu já tinha trocado direito em uma universidade federal por um curso menos tradicional. Eles se surpreenderam, mas me apoiaram. Hoje, eu e eles integramos a ‘equipe Precisava Escrever’", brincou.

Rafael não sabe dizer exatamente quando o blog bombou na web, mas conta que ocrescimento foi gradual. Apesar disso, ele destaca um texto em especial, escrito em homenagem ao cantor Cristiano Araújo e sua namorada, Allana Moraes, mortos em um acidente de carro em junho de 2015. Segundo ele, após a publicação do texto, ele quase dobrou o número de seguidores nas redes sociais.

“Foi legal, porque até então, apesar de ter muitos leitores, não tinha um texto que tivesse dado tanta repercussão”, considerou Rafael.

A crônica ao sertanejo foi escrita em primeira pessoa, como se Deus estivesse conversando com Araújo. “Vocês dois voarão daquele carro direto para os meus braços. Não sentirão dor, mas causarão. Uma nação inteira ficará em luto. Mas, sabe de uma coisa, meu filho. Pode parecer estranho, mas, às vezes, as pessoas precisam morrer para se tornarem imortais. Será assim com você. Sua passagem será curta, mas deixará marcas que não se apagarão jamais”, diz um trecho do texto.

Após o sucesso, seguidores começaram pedir que Rafael publicasse um livro que reunisse os textos da internet. “Eles pediam para ter tudo aquilo que viam nas telas dos computadores e celulares, no papel. Daí a ideia da série de livros”, disse. Rafael publicou o segundo livro da série Precisava Escrever em dezembro do ano passado. Sem editora, o livro é comercializado no próprio blog e todo trabalho de divulgação é feito pelo autor.

Os dois primeiros livros foram uma coletânea dos textos já publicados por Rafael no site e nas redes sociais com alguns inéditos feitos exclusivamente para a versão impressa. Agora ele diz que está escrevendo um romance, uma história diferente dos formatos já feitos por ele. "Eu estou ansioso, é um trabalho paralelo ao que todos já conhecem do blog, acho que vai ser legal", comenta.

Livro

Com a repercussão dos livros de Rafael, a coordenação de língua portuguesa do Colégio Externato São José resolveu adotar a primeira obra como livro literário obrigatório do 9º ano do ensino fundamental.

“É legal porque é uma leitura próxima da realidade dos meninos e está sendo um sucesso, alunos que nem eram obrigados a ler, de séries mais novas, pediram para comprar e ler o Precisava Escrever”, afirmou a diretora pedagógica Darlei Dário Padilha.

O G1 levou o autor do livro para encontrar com os alunos leitores e seguidores dele na internet. Durante o encontro, eles compartilharam seus textos favoritos e fizeram comentários sobre a obra de Rafael Magalhães. Um dos preferidos entre os estudantes, o texto “Guarde estas lágrimas”, presente no primeiro livro do blogueiro, foi lido em conjunto pela turma.

A estudante Maria Fernanda Lustosa, 13 anos, disse que gosta dos textos de Rafael porque eles são de fácil identificação. Além disso, ela diz que, apesar de se tratarem de questões cotidianas, provocam grandes reflexões. “Eu leio e penso, gente, como eu sofro por coisa que não é relevante, que é dispensável. A gente tem que parar, de fato, com os ‘mimimis’(sic) ”, afirmou a adolescente.

Segundo a professora de literatura, todos que leram se identificaram de alguma forma. Bárbara Manzi, estudante do 9º ano, disse que se emocionou ao ler um texto que fala sobre perdas. “As vezes o que a gente precisa é de ler histórias que a gente se identifique e pensar, ‘poxa, esse sentimento não é só meu’, a gente vive isso junto”, afirmou Bárbara.

Com o sucesso que foi a leitura do livro, a diretoria pedagógica já estuda ampliar a abrangência da aplicação da leitura para novas séries.

O escritor destaca que se sente bem com o reconhecimento do seu trabalho. “Eu acho legal isso, o que me motivava a escrever os textos quando criei o blog era exatamente buscar identificação, que é o que os meninos sentem quando leem os textos, seja no livro, no blog ou nas redes sociais”, afirmou Rafael.

Fonte: http://bit.ly/1Rz4efC

Nenhum comentário: