Conheça os pequenos-grandes mundos das crianças daqui

Projeto que viajou cinco regiões brasileiras mostra como o cotidiano de infâncias regionais se revelam universais.

Que as dimensões do Brasil são continentais e sua riqueza cultural faz jus ao tamanho do País, não é novidade para ninguém. Cada canto tem suas peculiaridades, influências das mais diversas origens que a cada dia constroem o que se resume em apenas uma nação: a brasileira.

Meninos e meninas de norte a sul vivem de modo particular desfrutando de brincadeiras na montanha, na praia, à beira do rio, no meio de plantações; em barcos, criando seus próprios brinquedos, explorando o meio. Cada infância em seu lugar parece única, mas, na verdade, se apresenta universal.

É o que pretende revelar a Coleção das Crianças Daqui, de Roberta Asse, que traz histórias do cotidiano de crianças de diferentes estados brasileiros e suas relações com o mundo que as cerca.

São situações de descobertas, passagens da infância para a vida adulta, mudanças de rotina, exclusão, processo de formação do ser, tudo encarado de maneira muito natural e intuitiva pelas crianças, ainda que os adultos as guiem, ensinem e acompanhem.

Num período de dois anos de viagens, pesquisa, escrita e ilustração, de 2013 a 2015, a autora passou por Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará, onde conheceu diversas infâncias e criou as histórias contidas nos oito livros que compõem a coleção. A obra valoriza a cultura e o aspecto linguístico de cada local visitado: expressões de oralidade e regionalismos foram respeitados e escritos da forma como são falados.

Para a realização desse projeto Roberta tem o patrocínio da Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco. Veja: www.criadeira.com.br

A coleção é lançada em 12 de setembro, no Museus da Casa Brasileira, em São Paulo.

Abaixo, os títulos da coleção e seus respectivos resumos:

Pé de uva, mão de menino

Vito e Lorena brincam nos vinhedos e vivem na casa que foi dos tataravós. Quando crescem, cada um segue seu caminho nessa história bordada de obrigações,
vontades, heranças e saudades.

A travessia de Marina menina

Para continuar a estudar, Marina terá que trocar a vida na praia pela vida na cidade. Mas antes ela passa por um plano de fuga, um bilhete confuso e uma travessia de canoas sobre o mar brilhante.


Escrita secreta de montanha e giz

Uma turma de amigos se prepara para a festa junina. Eles descobrem, quase sem querer, um segredo da noite de São João. Mas antes precisam juntar toda a coragem
que têm para enfrentar o misterioso Sr. Dante.

Conto de desencontro

Toninho e Berê são inseparáveis, mas quando Toninho começa a aprender a pescar, a rotina dos amigos muda. Então eles decidem procurar um código que os ajude a voltar a brincar juntos.

Conversa de viola e memória

Enquanto esperam o tio violeiro chegar, Tião e Tininha abrem uma caixa cheia de fotos
na casa da avó. As imagens despertam sensações de quando eram pequenininhos e a descoberta de que viam tudo de um jeito diferente.

Pedro Pio na margem do rio

Corajoso, Pedro Pio adora procurar aventuras para depois contar para os amigos na escola ribeirinha. Um dia sai com a lancha do tio sem permissão e ca preso no igarapé.
Só sua irmã, que prometeu segredo, sabe onde ele está...

Sementes de cuidado e capim dourado

Isabel e Abilene estão se divertindo juntas, mas um acidente muda tudo. Enquanto cantam e trançam o capim dourado, as meninas e as mulheres do Cerrado tecem suas
histórias de cuidado e amizade.

O caso do tuiuiú

À beira do rio, as crianças brincam de gente grande. A turma anda descon ada do comportamento de um tio, que chega e sai tão de mansinho quanto um tuiuiú, sem ser visto por ninguém.


A autora:

Roberta Asse é arquiteta pela FAU-USP e atua como designer gráfico em seu próprio estúdio. Depois que suas lhas nasceram, passou a criar, escrever e ilustrar seus próprios livros. Além desta coleção, é autora do livro De João para seis irmãos, Editora Pólen, do aplicativo A Trilha, Editora Petrópolis, e ilustradora do Almanaque Ática-Recreio e do livro Canteiro, ambos publicados pela Ática.

Nenhum comentário: