Funai implanta bibliotecas indígenas

Acreditando que a educação é o agente transformador de uma sociedade e constituída como um dos direitos fundamentais do ser humano, a Fundação Nacional do Índio, por meio da Coordenação Regional Baixo São Francisco, na Bahia, implantou cinco bibliotecas em escolas indígenas, pelo Projeto SEMEAR SABERES. As escolas indígenas beneficiadas são das comunidades Kaimbé/ Massacará, Kiriri/Banzaê, Pankarare/ Aldeia Serrota/ Glória – BA, Xucuru Kiriri/ Glória- BA e Tuxá Ibotirama.

O Projeto Semear Saberes busca contribuir e viabilizar o entendimento nas crianças e adolescentes e tem como objetivo implantar/reestruturar um espaço dentro das aldeias dedicado a leitura, por considerar ser de extrema importância para a criança adquirir precocemente o hábito da leitura.

No total foram doados mais de 3 mil livros. A proposta é que a leitura de livros de literatura infanto juvenil, pesquisas, didáticos, revistas e temas que abordam e valorizam as especificidades e culturas indígenas sejam inseridas nos bancos escolares e no cotidiano desde bem cedo na vida das crianças e adultos, "pois somente com a leitura os adolescentes de hoje, se tornarão adultos capazes, críticos e conscientes de suas decisões no futuro", ressalta o coordenador regional Carlos Roberto.

Segundo Carlos Roberto, é importante estimular também no adulto o gosto pela leitura, "em comunidades carentes, sejam elas rurais ou urbanas, o acesso à leitura é também agente de transformação social efetiva, pois permite o acesso à informação e a culturas diferentes, que ampliam os horizontes de crianças e jovens que muitas vezes vivem limitados por barreiras sociais".

A Coordenação regional Baixo Francisco contou com a ajuda de diversos parceiros para a realização desse projeto: FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco/PE, CEPE – Companhia Editora de Pernambuco, Editora Bagaço, IFBA – Instituto Federal da Bahia, UNEB- Universidade do Estado da Bahia, FASETE – Faculdade Sete de Setembro, ABL – Academia Baiana de Letras, ALB – Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, FBN – Fundação Biblioteca Nacional – RJ, Arca das Letras/MDA, Museu do Índio.

Mais duas bibliotecas devem entrar em funcionamento ainda neste ano, atendendo ao povo da Terra indígena Tumbalalá/ Missão Velha/Curaçá e Truka Tupã/ Paulo Afonso, também na Bahia.

Fonte: Funai



Nenhum comentário: