São Carlos vence edital nacional e terá Biblioteca de Artes Visuais

Considerada como a 5ª cidade do país com maior quantidade de bibliotecas por habitantes, segundo divulgação do Ministério da Cultura em 2010, São Carlos terá mais uma novidade para os próximos meses, uma biblioteca de Artes Visuais, resultado da 4ª colocação no “Prêmio Procultura de Estímulos às Artes Visuais”.

O anúncio foi feito pelo prefeito Oswaldo Barba em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (5), acompanhado pela secretária de Educação, Lourdes Moraes, pela coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, e pela coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), Claudete Sacomano.

O projeto ficou classificado em quarto lugar, à frente de outras entidades importantes como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Instituto Cultural de Inhotim (Brumadinho/MG), entre outros. O tema escolhido foi “Artes Visuais no Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos”.

A proposta do tema foi elaborada no âmbito da Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura de São Carlos, conjuntamente com a Divisão de Artes e Visuais da Coordenadoria de Artes e Cultura e o Sistema Integrado de Bibliotecas da Secretaria de Educação, a qual justifica o envolvimento do poder público com a sociedade civil no sentido da construção de um projeto público com a sociedade civil no sentido da construção de um projeto que tenham o perfil da realidade artístico-cultural da cidade.

O prêmio será de R$ 150.000,00 com contrapartida de R$ 8.400,00 da Prefeitura em ações educativas. A proposta contemplará um acervo literário com três eixos: gravura, cerâmica, ilustração, pintura, fotografia, escultura, arte urbana e performance; artistas brasileiros contemplando um acervo com riquezas de imagens; acervo com textos críticos e teóricos.

Todas as informações bibliográficas do acervo serão disponibilizadas no Catálogo Online no site da Prefeitura. Num primeiro momento, será reservado um espaço para as obras de Artes Visuais na Biblioteca Amadeu Amaral, até a Pinacoteca ficar pronta, que está em construção na praça Pedro de Toledo.

 
Para o prefeito Barba, esse é um presente de Natal para São Carlos. “Estar entre os cinco municípios classificados nacionalmente é um orgulho para a cidade e para todos aqueles que gostam de arte”, destaca.

Entusiasmada com o prêmio, a coordenadora de Artes e Cultura do município destacou: “São raros os municípios que tenham uma biblioteca de Artes Visuais, principalmente por serem obras muito custosas e conseguimos conquistar isso para São Carlos”.

A criação da biblioteca de Artes Visuais não acarretará benefícios apenas para a área de cultura. Segundo Lourdes Moraes, “o enriquecimento do acervo da Biblioteca Amadeu Amaral também trará benefícios para toda a comunidade e para a educação, pois atuando em rede através do SIBI, todos os recursos bibliográficos são potencialmente compartilhados pelo universo de usuários”, declara a secretária.

Nenhum comentário: