Ação busca a remoção de uma coleção de livros digitais

Grupos de três autores principais e oito autores individuais abriu um processo contra uma parceria de bibliotecas de pesquisa e cinco universidades na segunda-feira, argumentando que a sua iniciativa de digitalizar milhões de livros constituíram infração de direitos autorais.

O processo, aberto no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, afirma que "através da digitalização, arquivamento, cópia e agora publicar os trabalhos com direitos autorais sem a autorização dos titulares dessas obras" direitos, as universidades estão se engajando em um dos maiores violações de direitos autorais da história ".

Os demandantes no processo são o Authors Guild, a Sociedade Australiana de Autores e da União de Escritores Québec. Autores individuais incluem Pat Cummings, Roxana Robinson e Stiles TJ.

"Nós estamos muito preocupados com os sete milhões de livros protegidos por direitos autorais que HathiTrust tem em seus servidores por um tempo", disse Paul Aiken, diretor executivo da Authors Guild, um grupo da indústria que diz que representa mais de 8.500 autores. "Esses exames são não-autorizado pelos autores." HathiTrust é o nome da parceria de bibliotecas.

O anúncio deixa o Authors Guild lutando uma guerra de duas frentes contra o que afirma é violação de direitos autorais. Ele entrou com uma ação contra o Google em 2005, alegando que o projeto da empresa de digitalização e arquivamento de livros digitais violado direitos autorais.

Em março, um juiz federal de Nova York rejeitou um acordo que o Google tinha trabalhado com autores e editores grupos. Uma nova audiência sobre caso será realizado na quinta-feira.

Além de violação de direitos autorais, a ação também cita preocupações sobre a segurança dos arquivos no repositório HathiTrust, que é organizado e mantido pela Universidade de Michigan. Scott Turow, o presidente do Sindicato de Autores, disse que os livros em arquivo estavam em "desnecessárias, o risco intolerável digital."

Os demandantes não estão pedindo indenização no processo, em vez disso, eles estão pedindo que os livros sejam retirados os servidores HathiTrust e mantido por um administrador.

HathiTrust, fundada em 2008, é uma colaboração de bibliotecas de pesquisa que compartilham o objetivo de construir um arquivo digital. A parceria, até agora, digitalizado mais de 9,5 milhões de volumes totais, incluindo livros e revistas. Cerca de 27 por cento das obras são consideradas de domínio público, disse o grupo.

John P. Wilkin, o diretor-executivo da HathiTrust, disse em uma entrevista segunda-feira que quase todas as obras digitalizadas foram fornecidos pela Google e que o projeto era "uma atividade legal e importante trabalho para a bolsa."

"Esta é uma operação de preservação, em primeiro lugar", disse Wilkin disse. "Os livros são em decomposição nas prateleiras. É nossa intenção de torná-los disponíveis às pessoas em instituições para fins acadêmicos. Estamos garantindo que o registro cultural é preservada. "

O processo também objetos para método HathiTrust de determinar quais livros são chamados obras órfãs, cujos direitos são desconhecidos ou de titulares não pode ser encontrado. Cerca de 150 livros na biblioteca HathiTrust digitais têm sido até agora identificado como obras órfãs possível, o Sr. disse Wilkin, e muitos mais são esperados para ser identificado.

A lista das obras órfãs possível foi postado online, e depois de 90 dias, se eles não foram reivindicados, HathiTrust irá considerá-los órfãos, o Sr. disse Wilkin.

By Julie Bosman

Fonte:
NyTimes

Nenhum comentário: